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Conheça os impactos da LGPD na comunicação interna de sua empresa

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    A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor no dia 18 de setembro, dois anos após a sua aprovação. Ou seja, a nova lei é uma regulamentação do uso de dados pessoais na internet, orientando as empresas a terem mais transparência no uso dessas informações. A LGPD tentará impedir o uso indiscriminado dos dados dos usuários, penalizando quem quebrar as regras. Assim, haverá impactos da LGPD na comunicação interna de sua empresa e em diversos outros setores.

    As multas, entretanto, passarão a vigorar apenas a partir de 2021 e podem chegar a 2% do faturamento da empresa, com teto máximo de R$ 50 milhões por infração. Neste primeiro momento, as empresas que ainda não se prepararam para a chegada da LGPD podem entender melhor sobre a lei e se certificar de que estão cumprindo corretamente as suas orientações. A coleta de dados é fundamental para a captação de leads comerciais e a segmentação de publicidade online por parte das empresas, por isso sua adequação é de suma importância.

    Quando traçamos uma relação da LGDP com a comunicação interna, a nova lei de proteção de dados também protege os funcionários, por isso é necessário compreendê-la para evitar dor de cabeça no futuro. Sua empresa tem consciência dos dados de seus colaboradores? Essas informações são usadas com consentimento? Continue a leitura para saber como a comunicação interna é impactada pela LGPD.

    Coleta e armazenamento de dados precisam ser autorizados pelos clientes e funcionários. (Foto: Pixabay)

    Quais são os impactos da LGPD na comunicação interna e no marketing?

    A LGPD possui orientações sobre a coleta, o armazenamento e o uso de dados pessoais por parte das empresas. É preciso ter consentimento dos usuários sobre as informações coletadas – você já deve ter visto inúmeros sites avisando sobre o uso de cookies e pedindo autorização para isso.

    Em campanhas de marketing, a LGPD também tem algumas implicações. Ou seja, ao preparar campanhas com storylines de funcionários, por exemplo, é preciso que eles aprovem o uso de seus dados, como fotos, data de nascimento e demais informações.

    Essa regulamentação é ainda mais importante no uso de dados sensíveis, como orientação sexual ou religiosa, dados de saúde e perfil étnico ou racial.

    Também cabe à comunicação interna informar aos colaboradores quais são as ações para preparar a empresa para a LGPD. Possíveis mudanças devem ser de conhecimento de todos, para que os diferentes setores estejam alinhados às novas dinâmicas.

    Entre outras ações, é possível orientar os funcionários a respeito de segurança na internet, evitando ataques hackers via phishing ou malwares.

    Empresa deve garantir a segurança dos dados armazenados. (Foto: Pixabay)

    Setor de RH precisa se adaptar à LGPD

    Outro setor que será impactado pela LGPD dentro das empresas é o de Recursos Humanos. Além de informar aos colaboradores sobre o uso de suas informações, o RH precisa se adaptar às regras na hora da contratação de novos funcionários. Caso o currículo seja armazenado em um Banco de Talentos, o candidato precisa ser informado e autorizar a ação.

    Na hora da contratação, é importante ter uma cláusula no contrato a respeito do uso de dados pessoais, com o funcionário não sendo obrigado a aceitar algo que possa gerar exposição. Por isso, na hora do desligamento de funcionários, as informações pessoais devem preferencialmente ser deletadas, mantendo apenas os dados essenciais, como documentação.

    Também cabe ao RH, junto com o time de TI, definir a melhor forma de comunicação entre os funcionários. O uso de ferramentas como o Facebook e o WhatsApp deve ser evitado, visto que eles já apresentaram falhas de segurança de informações. A empresa deve optar por softwares que ofereçam segurança e registro das atividades.

    Na LGPD, o vazamento de informações passível de multa pode acontecer mesmo de forma não intencional. Por isso é fundamental o cuidado com ações hackers.

    Como você pôde notar, os impactos da LGPD na comunicação interna são os mais varidos. Por isso, caso tenha dúvida de como preparar uma campanha de comunicação interna mais assertiva para avisar sobre as mudanças da nova lei, deixe isso com a Clima! Somos uma das maiores agências de endomarketing do país e estamos preparados para deixar a comunicação da sua empresa muito mais eficiente.

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