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6 vantagens de contratar pessoas mais velhas para a sua empresa

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    Existem diferentes formas de reduzir custos de uma empresa. Uma delas é a contratação e investimento em funcionários mais jovens ou em início de carreira. Isso permite que os salários de estagiários ou juniores seja mais baixo, entretanto, esses profissionais podem não corresponder às expectativas dos gestores.

    Algumas empresas acreditam que contratar pessoas mais velhas acarretará em muitos custos, mas não é bem assim.

    Novas oportunidades para pessoas da terceira idade são escassas por diferentes motivos – algumas empresas acreditam que se tratam de profissionais mais caros ou com mais probabilidade de apresentar atestados médicos, por exemplo.

    Entretanto, é preciso superar esses preconceitos, já que sua empresa tem muito a ganhar com esses profissionais.

    No Brasil pré-pandemia, havia 33,9 milhões de pessoas acima dos 60 anos, segundo o Dieese, com cerca de 8 milhões ocupando um posto de trabalho. A maioria, entretanto, trabalhava na informalidade: apenas 650 mil possuíam a carteira assinada.

    A mão de obra mais velha possui uma série de benefícios para as empresas. A experiência acumulada ao longo dos anos, principalmente antes da era digital, pode trazer olhares diferentes para problemas atuais. 

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    O filme Um Senhor Estagiário mostra que pessoas mais velhas gostam de aprender coisas novas. (Foto: Divulgação Warner)

    Vantagens de contratar pessoas da terceira idade para a sua empresa: 

    1. Habilidades de liderança

    Os profissionais da terceira idade são de um tempo em que a comunicação não era por e-mails, aplicativos ou videochamadas. Assim, muitos desenvolveram boas habilidades de comunicação interpessoal, sendo bons líderes e gestores, principalmente se comparados a jovens que estão entrando no mercado de trabalho.

    Profissionais mais jovens costumam sonhar com uma ascensão rápida na carreira, pulando de um emprego a outro com certa facilidade. Para as empresas, além da quebra de expectativa, o custo desse processo pode impactar no dia a dia da companhia. Entretanto, isto não costuma acontecer com trabalhadores mais velhos.

    Pessoas com mais experiência profissional e com idade mais avançada tendem a saber o que querem e que uma recolocação no mercado é complicada.

    2. Eles sabem o que querem

    Muitos já estão aposentados e continuam trabalhando para complementar renda ou simplesmente porque gostam de se sentir ativos.

    Por isso, a preocupação de que o trabalhador da terceira idade irá abandonar o barco, gerando algum problema futuro, tende a ser menor.

    3. Rede de contatos

    Ao longo da carreira profissional, é normal conhecer pessoas de diferentes áreas e empresas. Para quem trabalha com prospecção de clientes, isso é primordial.

    No caso de contratar pessoas mais velhas, muitas delas possuem um network bastante grande, podendo criar conexões importantes para a sua empresa.

    4. Responsabilidade e ética

    Os profissionais acima dos 60 anos costumam ser mais comprometidos com prazos e horários. Dificilmente eles atrasam, já que a pontualidade é um valor muito apreciado por essa faixa etária.

    A ética também costuma permear suas ações, sendo um dos grandes diferenciais dessa geração.

    5. Vontade de aprender

    Não precisa colocar as pessoas mais velhas em funções mais simples: a maioria gosta de aprender coisas novas, mesmo que sejam mais complicadas, como as que envolvem tecnologias modernas.

    Se houver algum supervisor dedicado a ensinar os truques e macetes das novas corporações, eles certamente vão aproveitar para ampliar o conhecimento.

    6. Salários

    Profissionais mais qualificados normalmente possuem salários mais elevados. Isso pode acontecer com trabalhadores acima dos 60 anos, mas não é uma regra: como muitos já são aposentados e continuam trabalhando para complementar a renda, às vezes o valor dos vencimentos pode ser negociável e mais baixo. Porém, é preciso que a empresa seja coerente na hora de oficializar uma proposta.

    Conclusão

    Como você pôde notar, a contratação de profissionais da terceira idade traz uma série de benefícios à sua empresa. Além disso, a sua marca passa a ser vista como alinhada aos novos tempos e promotora da diversidade – aliás, temos um excelente conteúdo sobre essas políticas de inclusão.

    Por isso, nas próximas contratações, incentive o pessoal dos Recursos Humanos a olhar com mais carinho os currículos enviados por pessoas mais velhas. Assim, muitos talentos podem ser redescobertos, e a sua empresa pode ganhar notoriedade pelo papel social que estará desempenhando.

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